sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desencanto


Outro dia ouvia o desabafo de alguém que vou transcrever porque concordo plenamente com ela. Se esse não era o texto, por certo era o contexto e faço dela as minhas palavras!

"É sempre desagradável quando pessoas que me têm em alta estima se sentem decepcionadas comigo.

Não que isso ocorra com frequência. Na verdade isso nem mesmo é comum, mas me recordo com certo amargor quando alguém sentiu-se assim a meu respeito muito ewmbora eu não tenha por obrigação corresponder ao que as pessoas esperam de mim.

O sentimento de decepção me parece que é algo inerente a quem se decepciona mas nunca efetivamente relacionado ao ente decepcionante. Explico: quem sente a decepção é aquele que criou expectativas sobre o outro, logo o outro não pode ser responsabilizado por isso. O outro não tem culpa se as expectativas de alguém foram além do que ele podia ou queria dar.

Nem mesmo quando o outro fomenta a expectativa legitimando, portanto, a decepção como algo objetivo e não subjetivo, é possível culpar-lhe. Afinal, se muitas vezes nos surpreendemos com nós mesmos, que dirá com o outro.

Logo, se alguém se decepcionou comigo, por certo, o problema é dele porque eu não estou obrigado a estar à altura de suas expectativas. Assim como ninguém deve atender às minhas.
Justamente por pensar assim é que não crio expectativas quanto a pessoa alguma e exatamente por isso é que não me frustro com ninguém.

Todavia, há pessoas nas quais, por algum motivo, queremos acreditar que de algum modo poderão ser mais do que são na relação que estabelecem conosco ou dar mais do que dão e mesmo diante de todos os indícios de que o tempo passado com elas é tempo perdido, insistimos na crença de que, quem sabe um dia, as coisas mudem e a relação seja, de fato, proveitosa!

Besteira pura: aprendi que daquela pessoa que menos se espera é que não vai sair nada mesmo...melhor virar a página ao insistir na futlidade."

Um comentário:

  1. Lembrou me de um texto meu. http://fullutilidade.blogspot.com/2010/05/o-bom-canalha.html

    nao sei se ja conhece.

    mas me lembrou. tratam de expectativas.

    bjao

    ResponderExcluir